Representantes de vários municípios participaram do segundo Encontro Ceperj de Gestão Pública - “Arrecadação e Sustentabilidade”, realizado na Região Serrana do Estado.

25/04/2018

O encontro aconteceu na sede da Câmara Municipal de Friburgo e contou com a participação do Presidente da Fundação CEPERJ, Delmo Morani, da diretora do DCTDI Dina Feijó e dos coordenadores do CEEP, Emiliano Reis e Marco Antonio.  O presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Alexandre Cruz, deu início à solenidade, ressaltando, a importância do trabalho da Fundação Ceperj. Alexandre Cruz aproveitou  para entregar a Delmo Morani e a Dina Feijó, a cerâmica comemorativa dos 200 anos da fundação  de Nova Friburgo.

Representantes de diversos municípios da Região Serrana do Estado, entre eles secretários de Meio Ambiente e Fazenda, estiveram presentes ao encontro. O objetivo desta série de seminários promovidos pela CEPERJ é subsidiar os gestores de informações técnicas e aumentar a arrecadação dos municípios com o ICMS Ecológico. Entre os presentes,  o secretário de Meio Ambiente de Macuco, Firmo Daflon destacou a importância destas palestras; “Este encontro é fundamental, pois aqui podemos tirar dúvidas com os técnicos e assim contribuímos para melhor para o nosso município e o Estado como um todo”, concluiu.
Murilo Portugal, secretário de meio ambiente de Trajano de Morais, também esteve presente ao encontro e ressaltou a importância desta iniciativa da Fundação CEPERJ “È uma oportunidade para os gestores aprenderem sobre  O ICMS ecológico”.
Os Técnicos Emiliano Reis e Marco Antonio  puderam apresentar o CEEP  para os presentes, mostrar o trabalho realizado pela CEPERJ  e de que forma a instituição pode contribuir com as políticas públicas do Estado. Emiliano Reis pode detalhar os critérios que determinam o cálculo  feito pela Ceperj do ICMS ECOLÓGICO Na ocasião, também foram apresentados aos participantes os produtos e serviços que podem promover melhorias de gestão nos municípios, como cursos, palestras e seminários elaborados pela Escola de Gestão da CEPERJ.

O ciclo anual do ICMS Ecológico é supervisionado pela Secretaria de Estado do Ambiente, através da Subsecretaria de Mudanças Climáticas e Gestão Ambiental, e sua coordenação técnica operacional caberá à Assessoria Técnica de Apoio à Gestão Ambiental Municipal da Presidência do Instituto Estadual do Ambiente - INEA, com o apoio da Fundação CEPERJ, através da Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (COPRUA).